28/03/2024

Chega ao fim o começo da Oi TV

Assinantes do serviço de cabo da televisão da Oi já receberam o comunicado sobre a extinção da operação deste tipo de transmissão de sinal.

O dia 18 de agosto está marcado para ser o dia de a Oi abandonar de vez as operações que fizeram a Oi TV começar. Em quatro cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena), ainda existe o sistema de TV por assinatura da operadora brasileira por meio de cabos.

Hoje, toda a operação de TV do Grupo Oi – com exceção desta operação via cabo ainda presente na região citada acima – é feita pelo sistema DTH (via satélite). Atualmente, a Oi possui a maior capacidade satelital detida por uma operadora de TV fechada do país, o que permite a empresa aumentar a quantidade de canais em alta-definição (HD) nos seus pacotes, a inclusão de serviços de interatividade, além de chegar com qualidade a mais lugares.

Com tanta força no DTH, a Oi vai descontinuar o seu serviço TVC (Cabo) em Minas Gerais. A operadora possui essa rede desde que comprou a Way TV – que oferecia TV e internet por cabo em quatro cidades mineiras – por R$ 132 milhões. O leilão da Way TV foi realizado em 27 de julho de 2006, sendo a Oi a única interessada no negócio. A aprovação da compra pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi dada em 23 de outubro de 2007.

Em abril de 2008, a Oi decidiu mudar a marca da Way TV para criar a Oi TV. Foi aí que iniciou-se a oferta quadruple-play da operadora, que passou a oferecer telefone fixo, móvel, internet e televisão por assinatura. Os anos foram se passando, e hoje a Oi TV possui cobertura em 25 estados brasileiros, onde fica faltando apenas o estado de São Paulo, onde a operadora ainda não recebeu autorização para atuar como concessionária de serviços fixos, oferecendo portanto somente a Oi TV Livre, uma espécia de antena parabólica com canais abertos. Por lá, a autorizada na modalidade é a Telefônica/Vivo.

Quem ainda for cliente Oi TV Cabo deve fazer a migração sem custo adicional para um dos planos de DTH da operadora. O consumidor que se recusar a trocar os equipamentos e a tecnologia utilizada para receber o sinal da TV Paga, poderá solicitar o cancelamento do serviço ligando para a central de atendimento da empresa no número 106.31. O cancelamento também será realizado sem ônus para o cliente. Veja abaixo a carta que os usuários dessa tecnologia estão recebendo acompanhados das suas faturas:

Dados do mês de julho de 2015 (os mais recentes divulgados pela Anatel), mostram que a Oi é a terceira maior empresa de TV por Assinatura do Brasil, com 1,1 milhão de usuários. Fica atrás apenas de NET/Claro TV e SKY. Apesar de tanto crescimento, a Vivo TV e a GVT TV se uniram, e é bem provável que a partir de julho os dados de ambas as companhias comecem a ser apresentados juntos. Se isso se confirmar, a Oi será ultrapassada pela Telefônica Brasil, que deverá chegar a cerca de 1,8 milhão de clientes com a fusão Vivo/GVT.

Leia também:

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários