segunda-feira, 6 de julho de 2015

Denúncia: Provedores atormentam novos clientes de internet da Oi

O que você achou? 
Grandes empresas de internet tem tentado a todo custo vender serviços que não são mais obrigatórios para o consumidor. Ouça gravações que comprovam as mentiras que são contadas, e as ameaças que são feitas durante ligações insistentes e bem arquitetadas.


Está crescendo o número de reclamações de consumidores que assinam o Oi Velox, serviço de banda larga fixa da Oi, e são atormentados com ligações constantes de provedores oferecendo os seus serviços. Antes mesmo da linha da Oi ser instalada as ligações já tem início.

Segundo apurado pelo Minha Operadora, a empresa mais insistente é a UOL. Além de irritar os futuros clientes do Oi Velox com várias ligações, os seus atendentes - pressionados por comissões e pressão para vender seu produto - acabam contando histórias falsas afim de tentar convencer o usuário a contratar um de seus planos, que tem preços que variam de R$ 13,90 a R$ 49,90 por mês. O cliente Eduardo Sobral conta que, durante as chamadas, os operadores do UOL se passam por operadores da Oi e dizem que o provedor do Oi Velox está passando por uma manutenção demorada, e que a aquisição de um outro provedor é necessária para a autenticação e liberação da internet. Segundo o operador, caso a assinatura não seja efetuada naquele momento, o pedido será cancelado.

Dados pessoais como número de cartão de crédito ou conta bancária são solicitados para a cobrança do valor do provedor. Necessitados de uma banda larga, e com medo de perder a instalação da internet, muitos usuários acabam optando por realizar a contratação desse serviço, depois de ser fortemente coagidos a fazer isso.

No entanto, nem sempre isso acontece! Muitas pessoas desistem de contratar o serviço da Oi, e quando o técnico vai instalar a internet, encontra aquele possível cliente irritado e insatisfeito. A Célula de Recuperação de Vendas (CRV) da operadora está recebendo muitos chamados de técnicos que foram realizar a visita de instalação e acabaram sendo proibidos de concluírem seus trabalhos. Ao tentar contato com o cliente para entender o motivo de não estar mais querendo a internet, um desabafo é ouvido pelo atendente: "não quero mais o serviço de vocês! Eu nunca fui tão incomodado em toda a minha vida. Chega, cansei!".

Os atendentes originais da Oi sempre tentam reverter a situação, dizendo que esse não é um procedimento da operadora, que já conta com seu próprio provedor. Até reforçam para os consumidores não passarem seus dados bancários para esses provedores. Mas às vezes o argumento não convence. Uma das futuras clientes da Oi, Terezinha Marques diz que, quando uma das dezenas de operadoras que entraram em contato com ela percebeu que não ia conseguir convence-la a realizar a assinatura do serviço, até a xingou. Ao ficar em silêncio, a cliente ouviu um sonoro "Essa vaca desligou".

Tivemos acesso a várias gravações que mostram como agem esses supostos atendentes que tentam empurrar goela abaixo do consumidor os seus serviços. Clique em qualquer lugar de cada player e ouça com atenção:

Mais uma gravação:

Apesar de todo o esquema de vendas ilícito praticado por provedores como UOL e Terra, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), aboliu desde maio de 2013 a necessidade de contratação de provedor terceirizado para todas as operadoras com mais de 50 mil clientes. Isso quer dizer que grandes empresas como Oi Velox, Vivo Speedy, GVT e NET, devem oferecer os seus próprios provedores gratuitos. O usuário até pode optar por contratar um provedor de terceiros - por vantagens como antivírus, backup e outras tantas coisas inventadas para tentar captar consumidores - mas nunca ser obrigado a pagar por ele para conseguir acessar a rede mundial de computadores.

Solicitamos mais informações ao provedor UOL sobre a prática desse tipo de venda. O que a empresa vem fazendo para não irritar esses consumidores? Qual a estratégia comercial da empresa para vender seus produtos? São perguntas que, infelizmente, ficaram sem resposta.

Já para a Oi, perguntamos se eles tem conhecimento sobre esse tipo de venda da UOL, e o que a companhia telefônica vem fazendo para não irritar esses seus futuros clientes. Solicitamos ainda a resposta para uma pergunta que se impõe: "Como a UOL e outros provedores conseguem os contatos de pessoas que acabaram de assinar uma internet banda larga da Oi? As informações são vazadas?". Segue o posicionamento da operadora:

“A Oi informa que a contratação de um provedor de acesso, gratuito ou pago, é de exclusiva escolha do cliente. A companhia assegura que não adota nem autoriza terceiros a realizar nenhum tipo de abordagem junto aos seus clientes de banda larga com intuito de direcionar a escolha da contratação de provedores de acesso pagos, sob eventual argumento de que referida escolha melhoraria de alguma forma a prestação do serviço, até porque tal alegação não procede. A empresa acrescenta, ainda, que essa contratação não é obrigatória, apesar de ter sido imposição regulatória até recentemente. Assim, eventuais contatos telefônicos realizados diretamente por terceiros, especialmente provedores, junto aos usuários não têm nenhum tipo de participação e/ou vínculo com a Oi, bem como nenhuma correlação com o serviço de banda larga da Oi.”

[ATUALIZAÇÃO EM 07/07/2015 ÀS 18H41 PARA ADICIONAR POSICIONAMENTO DA OI]

Leia também:

34 comentários:

  1. Minha esposa caiu nesse golpe é a oi se apropriou indevidamente da linha fixa da titular.

    ResponderExcluir
  2. "MPF/MS manda Oi interromper repasse de dados de clientes":

    http://www.telesintese.com.br/mpf-ms-manda-oi-interromper-repasse-de-dados-de-clientes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao deu certo, pois nem instalaram minha velox já tentaram me passar o golpe de me fornecer o email do "UOL" para configurarem minha net sem fio. O papo é tão bem bolado que acho que todo dia muita gente cai na roubada. Me admira esse vazamento de informações por parte da OI.

      Excluir
  3. Sou meio leigo e acabei fornecendo o numero do meu CPF, data de nascimento e CEP, mas estranhei quando a moça que se dizia funcionaria da oi me pediu o numero da minha conta corrente dizendo q a fatura do provedor ia ser debitada automaticamente e entregue separado da conta da oi. Ai então enrolei e disse q não era correntista e não possuía cartão de credito e fui pesquisar na internet e acabei caindo aqui. Mas agora eu sei que é um golpe, só que o meu medo agora é o que eles podem fazer com meus dados pessoais q eu forneci pra eles!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vao mandar via boleto

      Excluir
    2. Eu dei mole e cai nisso, acabei dando o numero do cartão, alegaram que o primeiro pagamento deveria ser pelo cartão, por estarem tendo problemas para emitir o primeiro boleto da conta.

      Excluir
  4. Nas vésperas de instalar o Oi Velox ligaram dizendo que era da "Segurança da Internet" e quando eu perguntava de qual empresa a atendente insistia em dizer que era da "segurança da internet" até que ao final ela disse que era da UOL, e se o vendedor da Oi não tivesse me alertado antes eu poderia ter sido vítima de mais um vendedor sem escrúpulos tentando vender um produto que não preciso. No mesmo dia houve várias ligações, uma do Terra querendo vender um "pacote do Terra", como eu não queria pacote de terra nenhum, desliguei. Eles exploram os parcos conhecimentos do público em geral sobre a internet, uma vergonha, ainda bem que o governo prometeu que teria internet grátis para todos...kkk...sentem e esperem.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de compartilhar essa indesejável situação no qual eu passei recentemente GOLPE DOS PROVEDOR.

    Recentemente eu solicitei uma linha telefônica da oi e a Internet para minha casa até aí tudo bem, porém passado 1 dia umas pessoas começaram a me ligar me dizendo ser da empresa OI do setor de qualidade e que precisariam atualizar meu cadastro para que fosse instalado a internet na minha residência, pois bem eu como não desconfiei de nada passei todos meus dados ela me pediu o número do meu cartão de crédito me dizendo que a primeira mensalidade da oi velox seria descontando no meu cartão de crédito que as demais mensalidade iriam chegar na em minha residência.
    Passado 2 dias que havia solicitado a linha telefônica e a Internet a Oi me liga informando que minha solicitação não havia sido aprovado devido uma restrição, eu indaguei a telefonista com relação a oi te me ligado e me dizendo que ja iriam realizar a instalação naquele dia e que ja haviam até me passado login e senha pois o técnico na hora da instalação iria me solicitar para que fosse ativado a conexão, a funcionária da OI me informou que nenhum momento haviam feito contato comigo e que eles não passam nenhuma senha isso só quem passa é o técnico no momento da instalação e que provavelmente quem estariam me ligando seriam os provedor de serviços e que os clientes oi não necessitam de outros provedor pois a OI tem seu próprio provedor "caiu minha ficha pronto cair no golpe". Fui verificar na Internet e diversas pessoas passaram por este mesmo problema após solicitar a oi velox, entrei em contato imediatamente com UOL realizei o cancelamento desse provedor até aqui achei que havia resolvido meu problema pos a atendente me garantiu que não haveria nenhuma cobrança no final do mês. No dia quando chegou minha fatura do meu cartão tive a infeliz surpresa de serviços que nem eu sabia que havia adquirido, tendo em visto que diversas pessoas se passando ser dar empresa oi haviam me ligado, veio as indesejável, infeliz e malditas cobranças serviço da empresa UOL, TERRA e SEGUROS E SERVIÇO OL, totalizando os 3 deu o valor de 87 reais serviço que nem sequer eu usei muito menos não sei nem pra que serve essas porcaria pois não foi nem se quer instalado a Internet na minha residência entrei em contato com essas empresas explicando o acontecido porém fui informado que não poderiam ressarcir meu dinheiro nem me isentar de pagar esses valores devido o período que ficou ativado esses serviço. Aqui fica minha indignação com essas empresas de provedores que contrata serviço de telemarkentig essas empresa com meta de cumprir suas vendas ficam enganando as pessoas se passando ser da empresa OI.
    Relatei isso para que vocês fiquem atento a esse golpe que estão fazendo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oi tem responsabilidade nisso, pois repassou informações suas a terceiros (solicitação da linha). Se eles não soubessem que você tinha solicitado uma linha Oi, não teriam entrado em contato com você, entraram por alguém informou a eles que você tinha contratado a linha, portanto, a Oi é responsável por isso também.

      Excluir
  6. Oi meu nome é Thiago, eu gostaria de reclamar dos provedores de internet quais todos eles.
    Fiz um pedido de uma oi conta total com velox, e venho recebendo chamadas insistentes falando que é da oi e ate dizendo que se eu não passar os dados como cartão de credito e documento não irão ligar a internet cheguei a ter que desligar o telefone da tomada para ter sossego e veio a surpresa meu secular que não passei nem para oi toca e são novamente eles os provedores cheguei a receber mais de 30 ligações em um dia ate mesmo os dois telefones tocando ao mesmo tempo, não dão nem 5 minutos de folga , eu estou ate querendo desistir de ter internet e telefones.
    Eu suplico alguém tem que acabar com essa pratica
    sou de formiga mg e não aguento mais ate xingado eu fui fora os deboche

    ResponderExcluir
  7. Que bom ver que vocês compartilharam suas horríveis experiências, ajudando assim a outras pessoas não cairem nesse mesmo golpe.
    Eu sou uma delas. Cheguei a passar meus dados, mas achei estranho quando a atendente disse que era da uol e fui pesquisar. Bem, cheguei aqui.
    Meu fixo ainda nem foi instalado e eles não param de me ligar.
    Estou indignada em saber que conseguiram meu contato.

    ResponderExcluir
  8. É só fazer o seguinte:finge,faz a princípio oq eles pedem mas quando chegar pedir seu cartão de crédito fala que não tem o banco tomou e seu nome ta sujo,foi assim que eu fiz pra brincar com eles tbm uma forma de não esquentar a cabeça.

    ResponderExcluir
  9. É só fazer o seguinte:finge,faz a princípio oq eles pedem mas quando chegar pedir seu cartão de crédito fala que não tem o banco tomou e seu nome ta sujo,foi assim que eu fiz pra brincar com eles tbm uma forma de não esquentar a cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia,
    Acabei de cair neste golpe e não sei o que fazer dei o numero da minha conta,pois achei estranho disseram que iam instalar minha internet ao ligar pra oi não era creio que seja o golpe da Uol!
    Angela

    ResponderExcluir
  11. SOU VENDEDOR DO UOL, INFELISMENTE O PRODUTO VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS INVENDAVEL POR CONTA DESSES VENDEDORES QUE AGEM DE MÁ FÉ COM CLIENTES DA OI VELOX.
    O PRODUTO É REALMENTE BOM, MAIS POR FALTA DE ATENÇÃO DOS CLIENTES NO ATO DAS LIGAÇÕES OU POR RAIVA DE JA TER RECEBIDO DEZENAS DE LIGAÇÕES NÃO ESCULTAM OQUE O SERVIÇO TEM A OFERECER... SOMOS COBRADOS POR META DIARIAMENTE E POR ISSO UNS ACABAM ENGANANDO O CLIENTE DESSA FORMA... OU BATE A META OU PERDE O TRABALHO.
    ASSISTÊNCIA TÉCNICA R$ 27,90 COM SUPORTE PARA TODO SERVIÇO REFERENTE A INSTALAÇÃO DE PC, IMPRESSORAS, TROCA DA SENHA DO WIFI TUDO ISSO SEM SAIR DE CASA DENTRO DO PRAZO DE 15 MINUTOS DAS 8HRS AS 22HRS REMOTAMENTE E 7 CONTAS DE EMAIL
    ANTIVITUS MULTIDEVICE R$ 24,90 COM ANTIVIRUS E MAIS 7 CONTAS DE EMAIL E SUPORTE PRO SERVIÇO CONTRATADO
    UOL START NACIONAL R$ 19,90 CONTEÚDO EXCLUSIVO DE NAVEGAÇÃO QUE JA ESTÁ INCLUSO NOS SERVIÇOS A CIMA E 4 CONTAS DE EMAILS COM 11GB DE ESPAÇO.
    SE VOCÊ JA CONTRATOU, MESMO SEM QUERER ULTILIZE E VAI VER COMO O SERVIÇO É REAMENTE BOM... NÃO É APENAS UM PROVEDOR DE ACESSO. GRATO
    PS: OP DE TELEMARKETING DO UOL QUERENDO UM EMPREGO DIGNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A OI tem acordo com UOL para lhes passar nossos dados?

      Excluir
  12. o Culpado de tudo isso é a própria OI, até pq como agente faz um pedido a oi e eles conseguem nossos dados? a oi que tem que ser processada, por passar nossos dados pra terceiros. A final de contas como só ligam depois que falamos com eles não é mesmo.

    ResponderExcluir
  13. cai nesse golpe, moro no interior é difícil liberar uma linha de internet da oi, me ligaram dizendo que estava liberada uma linha de 10 mega, eu tinha que passar meus dados para poder ter o serviço de internet, enfim, paguei por um serviço que nem preciso usar, vou procurar um advogado e cancelar esse serviço.

    ResponderExcluir
  14. a uol acabou de me ligar pedindo numero de cartão de credito então eu falei que não tinha nenhum tipo de cartão, a moça ameaçou cancelar meu pedido de internet então percebi que era um golpe e mandei a moça ir pro inferno e desliguei o telefone

    ResponderExcluir
  15. Me ligaram hoje
    Pediu o número do meu cartão eu dei mais nem deu certo graças a Deus 🙌
    Vai rouba outra não eu .

    ResponderExcluir
  16. PRODUTO REALMENTE BOM FOI ÓTIMO KKKKKKKKKKKKK. NÃO CONTRATARIA ESSES SERVIÇOS MAS NEM SE FOSSE DE GRAÇA, O TRABALHO EM TER QUE LIGAR PARA RESOLVER PROBLEMAS IRIA CUSTAR PACIÊNCIA E TEMPO, SEM CONTAR A COBRANÇA DA LIGAÇAO. POR ISSO QUE EU PREFIRO GMAIL, HOTMAIL, YAHOO DENTRE OUTROS SERVIÇOS DE EMAIL, NOTICIÁRIO, BACKUP ONLINE E ANTIVIRUS GRATUITOS POR EMPRESAS REALMENTE CONFIÁVEIS. LEMBRANDO QUE ATE O ANTIVIRUS DA MICROSOFT QUE É DE GRAÇA, É MIL VEZES MELHOR QUE O "FAMOSO" MCAFFE.

    ResponderExcluir
  17. Que desculpa fajuta essa da OI. Não obriga a contratar provedor terceirizado, mas vaza dados de seus clientes, até então, sigilosos para outras empresas (CPF, endereço, nome completo). Ao entrarem em contato com o futuro cliente, eles já possuem todas estas informações. Isso é uma crime e deveria ser passível de punição severa. O serviço de telecomunicações no Brasil ainda tem muito a melhorar.

    ResponderExcluir
  18. Isso está acontecendo, pra quem assina Internet da vivo também que coisa chata, ligação da uol todos os dias para oferecer essa merda de provedor

    ResponderExcluir
  19. Tbm cai no golpe, informaram todos os meus dados e quando pediram minha conta corrente eu informei a minha poupança, agora não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  20. ontem pedi o oi velox e a atendente mais tarde me ligou dizendo que não havia passado o cadastro por alguma restrição. hoje pela manhã uma pessoa se dizendo ser da oi velox ligou pedindo meus dados para atualizar o cadastro e passou um email de login do provedor para quando o tecnico fosse na minha residencia fazer a instalaçao da internet. Pediu meu CPF, CEP e numero de cartão de credito. Eu desconfiei de cara, falei que não era correntista e que nao tinha cartão de credito. o atendente insistente, perguntou se tinha outra pessoa pra dar o cartão eu disse que iria verificar e deixei esperando na linha. entrei na internet pra pesquisar sobre isso e cai aqui. ainda bem que desconfie e não passei nada. Perguntei do cara pq tinha que pagar um valor diferente do plano que iria contratar, ele disse que o valor iria vir separado da conta do oi velox. Voltei a falar que não tinha cartão de credito e ele ameaçou falando que se não desse iria cancelar o meu cadastro do oi velox quando desligasse o telefone. Mandei ele cancelar mesmo pq não quero pagar um valor diferente do que foi combinado. Cuidado com esses oportunistas, ainda bem que me livrei dessa.

    ResponderExcluir
  21. Se você cair no golpe e o email e senha que eles passaram pra você, você anotar, existe uma maneira de cancelar. Quando eu caí nesse golpe anotei o email e senha que eles me passaram, ae entrei em um site do google como cancelar o provedor da uol, ae tem os procedimentos la,repetindo, se você tiver o email e senha tem chance de cancelar

    ResponderExcluir
  22. Se você cair no golpe e o email e senha que eles passaram pra você, você anotar, existe uma maneira de cancelar. Quando eu caí nesse golpe anotei o email e senha que eles me passaram, ae entrei em um site do google como cancelar o provedor da uol, ae tem os procedimentos la,repetindo, se você tiver o email e senha tem chance de cancelar

    ResponderExcluir
  23. Caí nesse golpe, nem acredito. Mas este veio discriminado em minha fatura como sendo RICARDO HENRICH TELEMA FLORIANÓPOLIS!! Se passaram pela OI e me descontaram 27,90.

    ResponderExcluir
  24. A oi me tentou varias vezes empurrar um telefone fixo alegando que depois viria a internet velox,eu nao aceitei.Depois de muito telefonar contratei somente a velox que passado 7 dias ficou com o fio quebrado por causa de uma carreta que arrebentou.Desde o dia 03/09 ligo para o suporte da oi que agenda determinado dia e hora para a visita de um tecnico que numca veio fazer o reparo.Estou indignado.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir