28/03/2024

Campanha sobre o fim da TV analógica é iniciada em São Paulo

Uma contagem regressiva ficará fixa na tela de quem assiste a programação analógica até dois meses antes da transmissão ser encerrada.

A partir desta quinta-feira, 21, os moradores da cidade de São Paulo e de mais 27 municípios começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta, previsto para ocorrer em 15 de maio de 2016.

Os telespectadores que recebem o sinal analógico verão nas suas telas, em alguns momentos do dia, o símbolo da televisão analógica (inicialmente a letra “A”, que depois se abre, formando a palavra “Analógico”), acompanhado de uma mensagem de alerta sobre o futuro desligamento desse tipo de transmissão no dia 15 de maio de 2016.
Esses alertas fazem parte de uma campanha obrigatória dos radiodifusores, determinada por Portaria do Ministério das Comunicações.

Com o desligamento do sinal analógico no ano que vem, a programação da TV aberta estará disponível aos telespectadores dessa região tão somente em formato digital, que oferece maior qualidade de som e imagem. A digitalização da TV aberta traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá também uma indicação fixa com a contagem regressiva para o desligamento no alto da tela.

As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital.

Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa, até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção da TV Digital.

Se a televisão é nova e contiver um conversor de TV Digital integrado, poderá ser preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso o domicílio ainda não tenha.

A grande maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED, etc.), já possui um conversor de TV digital integrado, mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza.

Em caso de dúvidas, o telespectador poderá procurar informações em uma página especial sobre o assunto na internet (www.vocenatvdigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico (o número é 147).

A página e a central de atendimento são da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), associação responsável por auxiliar os brasileiros a compreender as providências que devem ser adotadas para permitir que todos possam continuar assistindo à TV aberta em seu formato digital.

Essa associação é formada por empresas de telecomunicações que utilizarão a faixa de radiofrequência hoje ocupada pelas emissoras de TV analógica para a prestação de serviços móveis de quarta geração.

A faixa de radiofrequência (700 MHz) será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz.

Há um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta que vai até 2018, de modo que todo o País passará por este processo.

Em 2016, por exemplo, o cronograma inclui Distrito Federal e cidades próximas (abril) e as regiões metropolitanas de São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). Em Rio Verde e na região do Distrito Federal a campanha obrigatória dos radiodifusores está em andamento.

Conheça o calendário de desligamento previsto na Portaria 481/2014 do Ministério das Comunicações:



Os moradores de todas as regiões também serão avisados, da mesma forma: a tela do televisor exibirá a logomarca e a tarja informativa periodicamente. E, dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá uma contagem regressiva fixa no alto da tela.

Em São Paulo, a campanha a ser iniciada no dia 21 abrangerá os seguintes municípios: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim-, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

O processo de digitalização total da TV aberta brasileira com a subsequente implantação do 4G LTE é coordenado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O Grupo é presidido por um Conselheiro Diretor da Anatel e conta com representantes do Ministério das Comunicações, das empresas de telecomunicações que adquiriram a subfaixa na licitação da faixa de 700 MHz e dos radiodifusores.

Cabe ao Grupo acompanhar, disciplinar e fiscalizar o trabalho da EAD, que é também responsável por comprar e distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal – uma medida importante para garantir o acesso de todos à nova tecnologia da TV aberta e gratuita.


Leia também: Campanha alerta para o fim das transmissões analógicas da TV aberta
                         Abert está preocupada com qualidade da TV após liberação do 4G

Com informações de Anatel.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários