domingo, 12 de abril de 2015

Sky e TIM começam o ano sendo investigadas pelo Conar

O que você achou? 
Ambas as denúncias foram feitas pela Claro. Veja os motivos.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) divulgou os comerciais que foram analisados em sua primeira varredura do ano, realizada em fevereiro. Ao todo, quinze campanhas publicitárias receberam avaliação do órgão. Duas foram de operadoras de telecomunicações, sendo elas a Sky e a TIM.

Ao analisar campanhas de alguma empresa, o Conar costuma tomar três decisões:
  1. Sustar - Quando o Conar decide interromper a veiculação da campanha denunciada; 
  2. Alterar - Quando é decidido que a empresa denunciada deve mudar algum termo ou elemento utilizado na campanha, se quiser que ela continue sendo veiculada;
  3. Arquivar - Quando o Conar não vê motivos para tomar medidas contra a campanha denunciada.

TIM - Maior Cobertura 4G de São Paulo
Denúncia feita por Claro




Campanha em TV e mídia impressa da TIM atraiu reclamação da concorrente Claro, que discorda das bases - o maior número de antenas - que levaram à afirmação de superioridade, expressa acima. A denunciante traz ao processo dados de uma entidade independente que comprovam ter a Claro cobertura 4G em São Paulo superior a da TIM. 

Em sua defesa, a anunciante nega enganosidade e defende a metodologia que a levou à afirmação, a partir de dados da Anatel de dezembro.


O relator aceitou estes e outros argumentos e propôs o arquivamento da representação, voto aceito por unanimidade.

Sky - O Espetáculo
Denúncia feita por Claro


A Claro considera haver alusão denegritória aos seus serviço em filme para a TV da concorrente Sky, a partir da menção à palavra "combo", sendo considerados "bobos" aqueles que aderem ao serviço.

A Sky nega a denúncia, considerando que respostas irônicas são inerentes a palhaços e que o cunho humorístico do filme e da campanha são patentes. Refuta ainda que haja qualquer possibilidade de comparação contida no filme.

A relatora concordou em linhas gerais com os termos da defesa, negando a ocorrência de infração às normas da publicidade comparativa. Recomendou o arquivamento, voto aceito por unanimidade.

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