16/04/2024

Anatel agora vai saber quando a rede de alguma operadora falhar

Profissionais da agência reguladora vão acompanhar de perto como está o serviço prestado pelas principais operadoras de telefonia móvel em cada parte do território nacional.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enviou um convite a toda imprensa nesta segunda-feira (03) para apresentar o seu novo Centro de Monitoramento de Redes de Telecomunicações, similar aos centros de controle de trânsito e segurança utilizados pelos governos de grandes cidades.

Por meio de um grande telão a agência monitorará todas as antenas de telefonia móvel do país e ficará sabendo em tempo real quando ocorrer interrupções do serviço ou lentidão na internet móvel. Os dados serão enviados pelas próprias operadoras com um intervalo de 5 e 30 minutos entre as ocorrências de falha no serviço de cada antena. A partir das informações recebidas, um mapa nacional será montado e atualizado exibindo os pontos em que o serviço de alguma empresa esteja fora do ar ou corra o risco de perder a conexão, como nos casos em que a rede está chegando perto de ter um congestionamento.

De acordo com vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, até o fim do primeiro semestre do ano que vem, o monitoramento deve ser expandido para outros setores, como o de telefonia fixa e banda larga.

Além desse centro de monitoramento terrestre em Brasília, o órgão também montou um centro de monitoramento espacial no Rio de Janeiro, mais precisamente na Ilha do Governador. O centro fluminense conta com oito grandes antenas para rastrear os satélites em atividade no arco orbital brasileiro e detectar quando algum não está autorizado a orbitar na região.

No dia 14 de outubro, a Anatel lançou um aplicativo para smartphones que apresenta os níveis de qualidade que cada operadora possui nos municípios brasileiros. Esse centro de monitoramento deve ajudar ainda mais a compilar esses dados e acompanhar de perto o serviço prestado pelas teles em cada cantinho do Brasil.

A TV do Governo Federal, NBR, transmitiu a cerimônia de apresentação da novidade. Veja como foi:

Leia também: Anatel – há 17 anos tentando colocar ordem no mercado de telecom

                         Uma nova era de internet móvel está disponível no Brasil

                         Teles apelam para que Anatel também olhe para os direitos delas

                         Anatel estabelece novos limites de velocidade para banda larga

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários