quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O setor de telecom nos aproxima. O que não falta são opções

O que você achou? 
O número de linhas telefônicas e de acesso a internet que são ativadas no Brasil e no mundo cresce a cada dia. O que seria de nós sem esses serviços, hoje tão essenciais? Confira o resultado de mais uma "enquete da semana".


A telecomunicação está cada vez mais presente em nossas vidas. Seja para aproximar pessoas, seja para resolver problemas do trabalho, seja para manter-se informado ou mesmo para se divertir, o setor de telecom está sempre em movimento para atender a todos os usuários. Para ter uma ideia de como a penetração dos serviços de telecomunicações está gigante, aqui no Brasil são mais de 276 milhões de linhas de telefone celular ativas - mais do que o próprio número de habitantes.

Nossa enquete da semana passada perguntou aos visitantes do nosso site qual dos serviços de telecomunicações oferecidos pelas operadoras brasileiras eles mais utilizam. A maioria (67%) utiliza mais a telefonia celular no dia a dia. Enquanto que a banda larga móvel 3G foi a segunda mais utilizada (33%). Veja no gráfico:


Dentre os usuários que usam muito mais o celular, as operadoras Vivo (33%) e Oi (33%) foram as escolhidas para prestar esse serviço de telefonia móvel.


Já no modem, tablet ou smartphone 3G, os 33% restantes escolheram somente a Vivo para prestar esse serviço de internet móvel.


Agora, como está o grau de satisfação dos participantes com o serviço prestado pelas operadoras nos segmentos que eles mais utilizam? Ninguém está 100% satisfeito! Uma pena.

1/3 dos votantes dizem não estar nem satisfeito, nem insatisfeito, a segunda parte do terço afirmou estar insatisfeito e o percentual restante (33%) está muito insatisfeito.


Entendemos que quando uma empresa atende simultaneamente a milhões de pessoas e não possui uma estrutura adequada capaz de atender a todo esse público, é comum receber de volta outras milhares de reclamações recorrentemente. Mas precariamente ou não, a telecomunicação no Brasil já ajudou - e continua ajudando - milhões de pessoas a se conectarem todos os dias. Se às vezes parece ruim de se comunicar com o serviço atual, que dirá no século passado, quando não existiam tantas opções de comunicação? Precisamos valorizar mais a telecomunicação do nosso país - bom seria se as grandes operadoras também valorizassem o potencial que a comunicação tem em beneficiar a vida das pessoas.

Nesta semana...

Para manter toda essa estrutura de satélites, torres de transmissão, cabos de fibra ótica... para manter a rede de comunicação funcionando dentro dos conformes, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem que agir. Esse órgão é o responsável por cobrar das empresas melhoria nos serviços e licenciar toda a parte técnica para transmissão de sinais, seja aqui na Terra ou mesmo no espaço. Dentre as medidas para melhorar o serviço prestado, a agência desenvolve regras que as empresas precisam cumprir se quiserem explorar a população do país com seus serviços. Você conhece a última série de normas criadas pela Anatel? Qual você acha que trará mais benefício para você? Como você costuma entrar em contato com a agência para reclamar do serviço prestado a você? Como já deu para perceber, o tema desta semana é "Agência Nacional de Telecomunicações". Precisamos dela para manter o bom nível dos serviços. Será que ela está fazendo bem o seu papel? Dê a sua opinião clicando na sessão "Enquete" do menu superior aqui do Minha Operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário