quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Existe vantagem em acabar com a redução da velocidade?

O que você achou? 
Operadoras de internet alegam querer mudar a percepção de velocidade ruim que as pessoas tem da internet móvel. Órgãos de defesa do consumidor dizem que essa é só mais uma desculpa para tirar mais dinheiro dos clientes.
O que pensam os nossos leitores sobre este assunto?
Descobrimos e contamos para você em mais um comentário do resultado de nossa "enquete da semana".

As operadoras de telefonia já avisaram: pretendem interromper a conexão à internet do usuário sempre que ele atingir o limite de dados do pacote contratado. Elas alegam que a prática já é muito utilizada em outros países e pode melhorar a navegação móvel por aqui. A Vivo foi a primeira a manifestar uma vontade imensa em aderir a este tipo de cobrança, tanto é que já até agendou para novembro a implantação desse método em dois estados brasileiros, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Mas cortar o acesso à internet quando a franquia acabar tem mais vantagens ou desvantagens? Perguntamos na enquete da semana passada o que você leitor, acha disso.


Grande parte das pessoas parece não ter gostado nada dessa ideia. 80% dos que participaram de nossa enquete informaram não concordar com o argumento das empresas de telefonia de que a medida vai desafogar a rede de internet móvel brasileira. Outros 20% foram até mais otimistas, e acham que a mudança pode sim trazer benefícios. Que tipo de benefício? Questionamos:


Para os 20% que acham que a novidade deve trazer benefícios, pedimos para que escolhessem, dentro de quatro alternativas, aquelas que eles encaram como um benefício plausível para justificar o fim da velocidade reduzida.

Essa história de que vai desafogar o acesso para quem mais precisa do sinal não convenceu os nossos visitantes, e nenhum deles acha que o benefício principal é esse. O fato de muitos países não reduzirem a velocidade da internet também foi ignorado. Agora, todos (os 20%) que acham que a mudança deve trazer benefício acham que a vantagem está na estabilização da velocidade de conexão, já que o cliente não vai mais ficar irritado quando, mesmo tendo acesso à internet, esperar muito tempo para realizar o que deseja na rede.

A metade dos otimistas (10%), também acreditam que a mudança deve acirrar a concorrência entre as operadoras, afinal, elas vão ter que apresentar pacotes mais robustos para se diferenciar umas das outras e atrair novos clientes. Hoje, nós sabemos que com a velocidade reduzida praticada pelas teles, é praticamente impossível fazer tarefas simples como enviar e ver fotos, ouvir músicas por streaming, que dirá assistir a vídeos.

As operadoras brasileiras praticam planos bastante parecidos, principalmente nas franquias, que são bem limitadas. A Vivo, por exemplo, oferece um pacote com 200 MB por mês (6,5MB por dia) por R$ 11,90 (R$ 0,33/dia). A TIM oferece 300 MB por mês (10MB por dia) por R$ 22,50 (R$ 0,75/dia). A Claro disponibiliza 225 MB por mês (7,5MB por dia) por R$ 11,90 (R$ 0,40/dia) e a Oi tem 100 MB por mês (3MB por dia) por R$ 9,90 (R$ 0,33/dia). A esperança é que, sem a redução da velocidade, as operadoras aumentem o limite das franquias a preços competitivos.

Lógico, existem as pessoas que criticam essa ideia repentina das operadoras, e é a maior quantidade delas. Perguntamos aos 80% dos participantes de nossa enquete porque eles acham que essa atitude das empresas de telefonia não é boa para os consumidores.



Nesse caso, também selecionamos quatro pontos negativos dessa atitude e pedimos para que os votantes escolhessem quais deles representavam melhor suas indignações sobre o tema. Praticamente todas as opções foram selecionadas, com leve vantagem para o caso de o cliente perder algo importante quando estiver sem saldo para contratar um novo pacote e não poder acessar nenhuma página (50%).

A ideia também foi muito criticada por beneficiar claramente os cofres das operadoras, já que elas vão ter uma receita de dados muito maior do que atualmente. 50% apontam que fazer o consumidor gastar mais dinheiro com internet no celular é o que os fazem odiar ainda mais esse plano mirabolante.

Como já dissemos, quando a velocidade da internet móvel é reduzida pelas operadoras, fica difícil acessar a internet, a menos que você tenha muita paciência. É que a velocidade fica tão baixa, a ponto de fazer querer voltar o tempo da internet discada. Quer ver exemplos? A internet discada pode oferecer uma velocidade de até 56 kbps. A Oi, quando reduz a sua internet no celular, manda a velocidade lá pra baixo: aproximadamente 30 kbps. A Claro reduz para 32 kbps. A TIM baixa para 50 kbps. E a Vivo deixa a navegação a 32 kbps (quilobits por segundo). Apesar disso, 40% dos participantes de nossa enquete, obviamente, preferem uma internet lenta, do que não ter nenhuma.

Outro ponto negativo é justamente o limite de dados (franquia) imposto nos pacotes de internet. Os limites já são bastante rigorosos, e quando utilizamos um plano de acesso à internet em um smartphone, muitos aplicativos naturalmente passam a rodar em segundo plano, consumindo dados. Assim, rapidinho a sua franquia se esgota e lá vem a operadora querendo que você pague mais para continuar navegando na web. Aliás, é bom relembrar o seguinte: em pacotes mensais, caso você use toda a sua franquia logo na primeira semana de contratação, terá de esperar chegar o mês que vem para poder voltar a acessar internet. Isso é preocupante, pois a popularização da internet móvel no Brasil é importantíssima para a inclusão digital das pessoas de baixa renda. Quando se obriga o consumidor a pagar mais caro para ter acesso a informação - às vezes além do que ele pode pagar - cai a possibilidade de crescimento dessa popularização e menos pessoas passam a ter acesso à internet e incluir-se no meio digital.

Porém, mesmo sendo algo ruim para o país, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já disse que não pode interferir diretamente nas estratégias promocionais das empresas de telecomunicações. Até porque num passado não tão distante a situação era pior: o acesso à internet pelo celular era lento e cobrado por megabyte avulso. Isso quer dizer que a situação já melhorou bastante e que usuários de internet móvel devem se contentar com o que tem - ou com o que podem ter.

Acima, levantamos brevemente a possibilidade de, ao passo que a velocidade reduzida acabe, as operadoras passem a oferecer pacotes mais atrativos, com uma maior franquia. Apesar disso, a Vivo, que anunciou a implantação do novo método em duas regiões, não anunciou em momento algum, mudança na quantidade de dados que vão poder ser trafegados em sua rede de internet móvel 3G/4G. Se continuar assim, realmente 40% dos participantes tem razão ao votar na opção "As franquias oferecidas no Brasil acabam muito rápido", como um desestímulo a aceitação do novo método pelo público.

Nesta semana...

As empresas de comunicação atuantes no Brasil estão mais do que nunca em constante movimento. Imagine que você seja um poderoso empresário internacional e queira atuar no setor de telecomunicações brasileiro. Qual grupo de telecom você compraria para chegar ao país com grande estilo e por que essa companhia lhe atrai? Deixe suas opiniões e participe mais do Minha Operadora em mais uma "Enquete da Semana".

14 comentários:

  1. Na minha opinião, isso é o reflexo de uma coisa chamada Whatsapp. Há algum tempo as operadoras sabiam que lá fora não tinha essa coisa de redução de velocidade. Mas observando as pessoas que puderam se comunicar via o app de sucesso começaram a perder receita até mesmo com torpedos.E não é à toa que lançam promoções de torpedos ilimitados para qualquer operadora. Eu por exemplo, o acesso à Internet uso muito as redes wifi disponíveis em estabelecimentos comerciais e quando não estou uso a rede de celular para acessar a Internet. É complicado.

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  2. A Minha já eh ilimitada, e não tenho nenhum problema em navegar!

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  3. A questão não é só o WhatsApp, tem o ridículo Facebook também. Porque para postar uma foto, consome-se muitos dados. WhatsApp com velocidade reduzida roda perfeitamente.
    Particularmente não chego nem a consumir toda a minha franquia de 100 MB no meu chip Oi. Porque uso WiFi quando possível. Então estou bem tranquilo quanto a isso.

    Resumindo:

    As operadoras já realizaram dois aumentos, e a franquia continua a mesma. Era 0,50 passou a 0,60 e agora 0,75 (sendo que o SMS está incluso em alguns casos) mas será que não poderiam colocar uns 15MB ao menos?
    E fora que certas operadoras ai, não tem razão nisso, porque sua rede de dados, muitas vezes nem 3G é mantido com certa regularidade..
    E o cliente de baixa renda como fica? Só aumentos e nenhum benefício ao consumidor? A Anatel tem que ver isso ai, a qualidade de rede e o perfil da maioria dos brasileiros, não condiz com essa nova forma de tarifação!

    Outros problemas, para contratar a nova franquia, deve ser feito por SMS, canal interativo USSD ou uma ligação, imagine um monte de pessoas fazendo isso tudo ao mesmo tempo?

    Francamente, penso que teria que acontecer muitas mudanças a ponto de bancar tudo isso!

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  4. E complementando o comentário..


    O que o cliente fará se ele contratar nova franquia e ela não "entrar"? Ou então a rede 3G não estiver disponível? O cliente será ressarcido? Porque é o mínimo que se espera..

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    1. Sabe de nada inocente rsrsrs

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  5. Seguindo essa lógica, se eu não consumir todo o pacote, serei ressarcido no final do período?
    E como fica a questão do marco cívil da internet? Uma das leis garante que o acesso a internet não pode ser cortado a não ser que exista inadimplência.

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    1. Ressarcimento só cabe em casos em que o cliente foi lesado, a partir do momento em que o mesmo não utilizou totalmente sua franquia, a operadora não tem nada a ver com isso!

      Falei do ressarcimento, porque muitas vezes o cliente paga pelo serviço e só recebe conexão 2G, 2,5G..

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  6. Acho que os brasileiros reclamaram tanto que finalmente não vão mais ter velocidade reduzida, kkkkkk'. acho que eles deveriam ter as duas opções, planos ilimitados e planos limitados, os ilimitados com uma franquia menos, mas a net não seria cortada e os limitados teria uma franquia maior mas depois de consumir cortar...

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    1. A maior parte dos brasileiros reclamaram da velocidade reduzida, porque não sabem ler o regulamento, não possuem conhecimento do assunto, etc...E claro, as operadoras sabem do perfil do brasileiro que na grande maioria é preguiçoso, desinteressado, e "deitam e rolam" e não especificam isso em comerciais e outros meios de divulgação!!

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  7. nao acho nem um pouco legal isso que estao querendo fazer ,eu adoro essa reduçao de velocidade maravilha , pos e so eu trocar de apn e colocar um proxy e a velocidade volta a ser 1mb, ver videos fazer download e muito bom, ja com esse modo de quando acabar a franquia cortar o sinal ae ferrou tudo ,o motivo de mudarem e so um apn+proxy=LIBERDADE :)

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    1. A opinião do povo não é relevante neste país meia boca...

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  8. Eh foda perdi 15$ nessa merda de cortar o sinal de internet oq era pra mim utilizar em 1 mes roubaram em 4 dias ;/

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  9. Eles nos assaltam com esses valores e esses pacotes ridículos como o da Vivo. Mas todas são horríveis e torço muito para que essas exploradoras se dêem muito mal em tudo! A Vivo por exemplo vivia me roubando com essa internet móvel péssima deles, mas há 2 meses não insiro mais crédito e a tendência será até o dia que eles melhorarem os valores e serviços (internet no caso).

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