terça-feira, 14 de outubro de 2014

Anatel lança aplicativo que diz qual a melhor operadora para você

O que você achou? 
Nova plataforma mede a qualidade das teles e deve ajudar o consumidor a decidir qual empresa oferece o melhor custo-benefício em cada cidade.

Como adiantamos no início da tarde, a Anatel lançou nesta terça-feira (14) um aplicativo que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular. O APP Serviço Móvel está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. "Com o aplicativo, o usuário tem mais informações para escolher entre as prestadoras", disse o presidente da Anatel, João Rezende, durante a coletiva de lançamento, no evento Futurecom, em São Paulo.

Com o novo aplicativo, o usuário poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O usuário poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Será possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

É possível localizar as torres de cada operadora de telefonia instaladas próximas a você.

O aplicativo permite também que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço.

A consulta pode ser ativada por meio do sistema de geolocalização do celular ou manualmente - situação em que o usuário escolhe o município que deseja pesquisar. As informações são disponibilizadas pela Anatel e atualizadas mensalmente.

Indicadores - Serviço de voz


Para o indicador de acesso à rede, a referência é 95% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 85% e 94,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 85%.

A referência para o indicador de queda da rede de voz é de 2% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 2,01% e 4,99%. A barra de cor vermelha indica valor igual ou superior a 5%.
Indicadores - Serviço de dados

Para o indicador de conexão de rede, a referência é 98% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 80% e 97,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 80%.

A referência para o indicador de desconexão da rede de dados é de 5% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 5,01% e 10%. A barra de cor vermelha indica valor superior a 10%.

As barras em amarelo e em vermelho indicam o descumprimento dos parâmetros de qualidade estabelecidos.

Pelo Computador

Lembramos que é possível consultar a lista de antenas de telefonia móvel instaladas na sua cidade pela web aqui mesmo no Minha Operadora, basta acessar a sessão "Torres" do nosso site.

Um comentário: