16/04/2024

Telefônica/Vivo vai reduzir participação em controladora da TIM

O regulador de competição brasileiro já havia solicitado a Telefônica que diminuísse o poder na dona da Telecom Itália Mobile (TIM).
O grupo espanhol Telefónica – dono da operadora Vivo – anunciou nesta quarta-feira (16) seus planos de desinvestimento parcial em sua fatia na Telecom Italia – dona da operadora TIM – por meio de uma emissão de 750 milhões de euros em bônus conversíveis em ações da companhia italiana.

O bônus reduziria a participação (hoje indireta por meio da Telco) da Telefónica na Telecom Italia em pelo menos 5%, dos 14,8% atuais, disseram fontes próximas à operação. O volume de ações da Telecom Italia que serão entregues dependerá dos preços nesta quinta-feira (17).

Considerando os preços de fechamento de ontem, os 750 milhões de euros correspondem a pouco mais de 5% do capital da Telecom Italia.

A operação permitiria a Telefónica reduzir sua exposição na italiana e ao mesmo tempo fixar um preço de referência de sua posição na Telecom Italia. Além disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está há meses pressionando a espanhola para que reduza sua participação na Telecom Italia já que sua filial Vivo compete diretamente com a TIM Participaçoes, filial da Telecom Italia.
A Telefónica, que usará os 750 milhões de euros da emissão para financiar investimentos, conservará por meio desta emissão até 9,7% da Telecom Italia por meio da Telco, a holding que tem 22% da italiana e que será desmantelada.

Com informações de Reuters.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários