segunda-feira, 23 de junho de 2014

Saiba qual propaganda foi julgada pelo Conar em Abril/2014

O que você achou? 


Durante o mês de Abril o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) julgou sete propagandas suspeitas de irregularidade. Dentre elas, apenas uma veio de setor de telecomunicações - o menor índice desde que o Minha Operadora passou a acompanhar as decisões tomadas pelo órgão.

A Claro foi a única operadora a receber denúncias em abril. A alegação de quem denunciou foi de propaganda enganosa (inverídica).

Lembramos novamente que uma campanha pode ser:

  • Sustada - Quando o Conar decide interromper a veiculação do comercial em questão;
  • Alterada - Quando é decidido que a empresa deve mudar algum termo ou elemento se quiser que a campanha continue a ser veiculada;
  • Arquivada - Quando o o Conar não vê motivos para interferir na campanha da empresa denunciada e acha melhor não tomar nenhuma decisão acerca do que foi analisado.

Claro - A Melhor Internet Móvel do Brasil
Denúncia: TIM


A TIM contesta afirmações de superioridade presentes em campanha em mídia impressa e internet da concorrente Claro, em particular as expressões "a melhor internet móvel do Brasil" e "o 4G mais rápido do Brasil". Sustenta a TIM que a menção nas peças publicitárias a uma pesquisa da Anatel não permitiria, por várias razões, tal conclusão.

A Claro defende a pesquisa da agência reguladora para justificar a sua condição de "melhor internet". Já a menção à velocidade de acesso foi baseada em um relatório internacional.

A relatora propôs a alteração de uma das afirmações, aquela baseada na pesquisa da Anatel. Ela menciona que a pesquisa cobre 16 estados brasileiros. O fato de a Claro apresentar desempenho melhor dos que as concorrentes na maioria dos estados pesquisados não dá dimensão nacional a esses resultados. Seu voto foi aceito por maioria de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário