18/04/2024

É hoje! Oi TV e NET testam transmissão de jogos em 4K

Será a primeira transmissão em altíssima resolução realizada no nosso país.

A Oi e a NET realizam daqui a pouco no Brasil os primeiros testes de transmissão no formato Ultra HD (4K). O primeiro jogo transmitido ao vivo com a tecnologia será a partida entre Colômbia e Uruguai, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, às 17h. A captura de imagens em altíssima resolução será feita pelo canal de TV paga SporTV, da Globosat. A Oi TV e a NET vão transmitir o jogo em eventos realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.

A Oi fará a transmissão em lojas da Oi nas 11 capitais sedes de jogos da Copa, exceto São Paulo. “Este será um marco na história da TV. A oferta da TV 4k vai exigir uma transformação de toda a cadeia, desde quem produz o conteúdo até quem distribui”, afirmou Carvalho. A expectativa do executivo é que as operadoras comecem a oferecer pacotes com transmissão 4k daqui a quatro anos, aproximadamente. “A transmissão em HD surgiu em 2007 e levou sete anos para chegar a mais de 50% da base de assinantes. Acredito que o 4k terá uma expansão mais acelerada”, afirmou.

De acordo com Márcio Carvalho, por sua vez, diretor de marketing da NET, a operadora fará a transmissão em 100 pontos de demonstração em todo o país, incluindo casas de assinantes que já possuem TV 4K.

A tecnologia 4K é considerada a sucessora da alta definição (HD). Enquanto a transmissão de imagem em HD possui 2 milhões de pixels, a 4K possui 8 milhões de pixels, o que torna a qualidade da imagem ainda melhor. No país, fabricantes como Samsung, LG e Sony começaram a ofertar TVs com essa qualidade de imagem recentemente. Estima-se que existam no país 100 mil TVs com tecnologia 4K em uso atualmente. De acordo com a consultoria Futuresource Consulting, no mundo, as TVs 4K representam 4% do mercado total de televisores e a expectativa é que esse índice cresça para 42% até 2018.

A Oi TV e a NET também farão transmissões de teste com a tecnologia nos dias 28 de junho (quartas de final), 4 de julho (oitavas de final) e (a grande final) no dia 13 de julho.

Com informações de Valor Econômico.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários