sábado, 21 de junho de 2014

Anatel divulga índice de satisfação por operadora e estado brasileiro

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Clientes foram contactados e convidados a atribuir uma nota de um a cinco para a sua operadora de telefonia e/ou internet.

A Anatel divulgou nesta terça-feira (17), os resultados das Pesquisas de Qualidade Percebida dos serviços de Telefonia Celular Pré-Paga, Telefonia Celular Pós-Paga e Banda Larga Fixa. Para a realização de cada edição da pesquisa, foram ouvidos, em entrevistas telefônicas, mais de 47 mil consumidores de banda larga fixa e mais de 85 mil consumidores de telefonia celular de todo o País. Nas pesquisas, os consumidores atribuíram notas à qualidade do atendimento, da cobrança e do próprio serviço prestado pelas principais operadoras brasileiras de telefonia celular e banda larga fixa, entre outros pontos.

As pesquisas de qualidade percebida foram estabelecidas pelos Regulamentos Gerais de Qualidade do Serviçode Comunicação Multimídia (Resolução nº 574/2011) e do Serviço Móvel Pessoal (Resolução nº 575/2011). Seus resultados geram indicadores que possibilitam à Anatel monitorar, em cada Unidade da Federação, qual é a percepção do consumidor sobre o serviço de telecomunicações que ele utiliza e, somados a outros indicadores recolhidos pela agência, servem como subsidio para as atividades de fiscalização, controle e regulamentação da Agência.

Veja abaixo os dados mais recentes do setor de telefonia pré-paga (2013):


Já as operadoras tiveram as seguintes médias no Pós-Pago em todo o Brasil:


Média Nacional da Banda Larga Fixa:


As pesquisas, seguindo as disposições dos RGQs, são realizadas por empresa especializada escolhida e contratada pelas prestadoras. Para os exercícios de 2012 e 2013, a pesquisa foi realizada pela TNS Brasil S.A. Já a Anatel é responsável pela definição dos questionários a serem aplicados e pelo envio, à empresa de pesquisa, das amostras a serem pesquisadas.

* A Cabo Telecom atua no Rio Grande do Norte (RN).
** A CTBC atua nos seguintes estados: Minas Gerais (MG), Goiás (GO), São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).
*** A Sercomtel atua no Paraná (PR).

Com informações de Anatel.

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