28/03/2024

Vivo e TIM passam a oferecer internet 4G em Macapá

Duas operadoras de telefonia celular implantaram o serviço de tecnologia de quarta geração, também chamada de 4G, em Macapá (AP). A prestadora TIM comercializa o serviço desde o início de janeiro de 2014, já a operadora Vivo faz o lançamento da internet nesta terça-feira (11) em Macapá após realizar os testes da tecnologia em dois bairros da capital. Atualmente, somente as duas oferecem o serviço. As demais que atendem o estado ainda não disponibilizaram a internet 4G.

A medida atende a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fixou o prazo até 31 de dezembro de 2015 para operadoras que funcionam em cidades maiores de 200 mil habitantes implantarem a tecnologia 4G. No Amapá, apenas a capital atende ao referido critério, com estimativa populacional de 437.256 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cronograma também deverá beneficiar Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Para municípios acima de 100 mil habitantes, o prazo é até 31 de dezembro de 2016. A cidade santanense possui 108 mil habitantes.

A implantação da tecnologia pela Vivo e TIM em Macapá foi resultado de parceria entre as duas companhias, que detém, segundo a Anatel, as duas maiores parcelas do mercado amapaense, com 61% e 21%, respectivamente.

A tecnologia 4G em Macapá é oriunda de uma rede de fibra ótica, que colocou o estado no circuito nacional de banda larga, com extensão de 300 quilômetros, interligando Jupupari, no Pará, à cidade de Macapá. O trecho faz parte do entroncamento Belém/Manaus/Macapá.

A rota é composta por uma rede de cabos aéreos que usam como suportes torres de linhas de transmissão de energia elétrica. O acesso nas cidades são efetuados por meio de cabos subterrâneos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários