19/04/2024

GVT e SaferNet mobilizam jovens em todo o Brasil no Dia da Internet Segura

“Construindo juntos uma internet melhor” é o tema do Dia da Internet Segura deste ano, que acontece nesta terça-feira (11) em mais de 100 países. No Brasil, as ações alusivas à data são promovidas pela SaferNet, organização criada para combater crimes e violações dos direitos humanos na rede, com apoio da empresa de internet banda larga, TV por Assinatura e telefonia fixa convergente GVT. O foco é em jovens, blogueiros, pais e voluntários em diversas cidades brasileiras. Por meio de debates presenciais e on line, expressões artísticas guiadas pelo tema como grafitagem, blitz educativas e plantão tira-dúvidas, as discussões sobre o tema vão estimular o jovem a refletir sobre o seu papel, indagando sobre como as informações que ele posta ou acessa na web influenciam para um ambiente mais ou menos seguro. A expectativa é reunir mais de seis mil pessoas somente nas ações presenciais.


Segundo o diretor de Atendimento e Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, o tema deste ano deixa de lado o “pânico moral”, que trata do crime e da violência, e promove a cidadania na Internet. “Mais do que nos proteger ou proteger alguém de crimes pela web, somos responsáveis pelo ambiente que frequentamos e pelo conteúdo que geramos no ambiente on line. Por isso, queremos convidá-los a pensar que eles são fundamentais na prática de uso consciente da internet e estimulá-los a trazer, com sua própria linguagem, algumas soluções, como aplicativos e campanhas sobre o tema”, revela Nejm.
O objetivo é chamar a responsabilidade do internauta a pensar bem antes de publicar conteúdos, nas piadas que curte ou compartilha e na forma como expõe suas informações pessoais. Sem impor um código de conduta com o que pode ou não, o que é certo ou errado, a data será um convite para estimular a reflexão do jovem: “Eu exerço a minha cidadania? Eu realmente cuido deste espaço público que é a Internet?”.

A tecnologia em favor do cidadão, com a promoção de um ambiente mais seguro e psicologicamente saudável é defendida pela GVT desde o seu primeiro ano de operação, em 2001. Em parceria com a SaferNet, a empresa mantém o portal Internet Responsável que ganhou recentemente um canal dirigido a jovens. “Como referência em ultravelocidades de banda larga, procuramos estimular o melhor uso da tecnologia e o desenvolvimento de uma geração de internautas sadia”, revela o diretor de Marketing e Comunicação da GVT, Ricardo Monteiro. A empresa também oferece a família de produtos Protect com serviços de antivírus, anti-invasão e controle de conteúdo para crianças. A solução evita ataques que prejudicam as máquinas e podem trazer diversos transtornos se informações particulares, como senhas, forem acessadas por pessoas não autorizadas.

Plantão tira-dúvidas

Outro destaque nas ações deste ano é o Plantão tira dúvidas, onde um time de especialistas estará disponível durante 12 horas, por chat e por e-mail, para que crianças e adolescentes, pais, professores e entidades esclareçam suas dúvidas, obtenham orientações ou deem sugestões sobre comportamento na internet. Para acessar clique.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários