24/04/2024

Zuum, da Vivo, chega ao Nordeste na próxima semana

Salvador será a primeira capital do Nordeste a receber o serviço de pagamento móvel Zuum, da Mobile Financial Service (MFS), empresa formada pela Mastercard e a Telefonica Internacional (Vivo). A partir desta segunda-feira (18), pelo celular, quem se cadastrar poderá usar o telefone pré-pago Vivo como uma conta bancária. 

O número do Vivo será o número da conta do usuário e, pelo celular, ele poderá transferir dinheiro, obter informações sobre extrato e saldo e fazer recarga de telefone. E, muito em breve, poderá pagar contas de água e luz. “O produto é voltado para quem não tem conta bancária, para autônomos, por exemplo. Não pede comprovação de crédito e não há mensalidade ou anuidade”, explica o diretor de marketing e produtos da MFS Eduardo Abreu.

O cliente pode colocar dinheiro nesta “conta virtual” em postos de recarga Vivo. O serviço começa a funcionar em Salvador na data informada acima e promete cobrir uma das maiores praças de mercado da operadora. A Vivo tem mais de 1,2 milhão de linhas na capital baiana. “O DDD 71 é o de maior teledensidade (alta distribuição de linhas telefônicas numa região) do Brasil”, diz o diretor territorial da Vivo na Bahia e Sergipe, Ricardo Vieira. 

O sistema já funciona nas regiões de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. No Brasil, existem 80 milhões de telefones pré-pagos e cerca de 55 milhões de pessoas que não têm conta bancária, segundo estimativa da assessoria de imprensa da MFS. Mesmo quem tem registro de devedor no SPC ou Serasa pode usufruir do serviço. “Se você tem saldo negativo em uma conta bancária e recebe um dinheiro, o banco ‘come’ o valor que entrar. Com o Zuum não tem esse problema. Só gasta o que tem”, diz Ricardo.

Complementando o uso do telefone como conta bancária, os donos das “contas virtuais” poderão adquirir o cartão Visa Zuum, que nada mais é do que um cartão de débito. O cartão, custa R$ 14. O cadastro é feito depois de uma ligação para o número *789# a partir de um chip Vivo, que envia para a tela do celular o CPF e nome completo do titular da linha, pedindo confirmação destes dados.

Em seguida, é pedido que o cliente crie uma senha, que será usada tanto nas operações pelo telefone como nas com cartão. O próximo passo é ligar para a central do cartão (*7890) e ativá-lo. Durante a chamada, uma atendente confirma outras informações, como o endereço, e o cartão é ativado. Quem comprar o cartão ganha R$ 30 em bônus para falar com celulares Vivo.
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