quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Zenvia lança serviço de marketing por SMS

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A Zenvia, provedora de soluções de mobilidade até agora focada em projetos voltados para clientes corporativos, entou em um novo mercado com o Engage, um serviço de SMS marketing autorizado pelas operadoras de telefonia móvel.

“Há muito tempo nossos clientes demandavam esse tipo de serviço e nós acabávamos não aceitando o trabalho. Essa mudança é muito importante e, com ela, estamos prevendo um segundo salto para o crescimento da empresa”, afirma o diretor de Negócios, Rafael Lunes.

A partir da venda desse serviço, a Zenvia espera aumentar o faturamento em cerca de 50% no próximo ano.

A plataforma usa a base de contatos do próprio cliente e, de acordo com a empresa, isso garante que o processo seja mais assertivo visto que o consumidor já tem relação com a marca e autorizou a inclusão na base de dados, e também pode sair do cadastro se quiser.

“Mais de 80% da população brasileira tem acesso à telefonia móvel e o SMS é uma ferramenta utilizada por duas a cada três pessoas. Isso comprova que o conteúdo enviado por SMS realmente chega ao seu destinatário”, destaca o CEO da empresa, Cássio Bobsin Machado.

Dessa forma, o cliente pode gerenciar os horários e a quantidade de envios e recebimentos, além de mensurar o retorno das ações realizadas a partir de códigos enviados na mensagem.

O custo do serviço varia de acordo com a quantidade contratada pelo cliente. Por exemplo, para o envio de 1 mil mensagens o custo por unidade é de R$ 0,18, quando são 15 milhões o valor cai para R$ 0,06.

“O custo era o principal motivo por não entrarmos antes no mercado. Como não havia regulamentação, os valores eram altos e era difícil competir com o SMS pirata”, afirma o diretor de Negócios.

Para Lunes, a maior diferença do serviço é suportar envios de grande quantidade, a partir da estrutura do SMS corporativo já utilizada. O oposto ocorre com o SMS pirata, que utiliza linhas de telefone comuns sem o conhecimento das operadoras.

Com mais de 4,5 mil clientes, a empresa gaúcha reúne um histórico de parcerias, fusões e acordos.

Depois da fusão entre Human e Comunika que lhe deu origem, a Zenvia também agregou a operação brasileira da gaúcha PureBros e, em março deste ano, adquiriu o Zynk, plataforma de distribuição de conteúdo multimídia para dispositivos móveis.

Ao todo, hoje a estrutura soma cerca de 120 funcionários, distribuídos em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O mercado brasileiro de telefonia móvel está discutindo a regulamentação do SMS Marketing, que, conforme Lunes, deve estar em seu formato definitivo no final do primeiro semestre de 2014.

Uma das medidas já adotadas foi a redução do custo de envio pelas operadoras Vivo e Claro.

Agora, está sendo discutido pela Mobile Marketing Association (MMA) um pagamento de bonificação para as agências publicitárias pelo volume de mensagens enviadas, da mesma maneira que acontece em outras mídias, nas quais as agências levam 20% do investido pelos clientes.

O objetivo é incentivar as agências a investir também no uso de SMS Marketing e isso irá aquecer mais esse mercado.

O código de conduta pretende definir ainda por quanto tempo será válido o opt-in. Segundo o Mobile Time, nos Estados Unidos a autorização do consumidor vale por 120 dias, enquanto na Europa são 90 dias.

É consenso que às marcas contratantes do serviço são as responsáveis pelo banco de dados dos consumidores e que o mesmo não pode ser reaproveitado por outras marcas.

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