19/04/2024

Governador de Pernambuco, Eduardo Campos lança programa Conexão Cidadã em parceria com a Vivo

No lançamento do programa Conexão Cidadã, que vai levar telefonia e banda larga móveis para 125 vilas e distritos rurais de 88 municípios de Pernambuco, nesta sexta-feira (15), o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) pregou ousadia para a concretização de projetos e mudanças.

“Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é porque não ousamos que as coisas se tornam difíceis”, disse. “Isto aqui [o programa, um investimento de R$ 36 milhões] é prova de uma ousadia de quem não se conforma com uma situação de exclusão como a gente vê nos distritos e vilas do nosso Estado”.

“Se fosse imaginar que o tradicional iria resolver isso aqui, não ia”, disse, referindo-se ao programa, que será executado pela Telefônica|Vivo, vencedora da licitação. “Íamos passar muitos anos vivendo situação efetivamente de apartheid, de exclusão”, afirmou, ao frisar que “uma legião de pernambucanos que vivem nas vilas, distritos e povoados não podem ser largados no século 19, no século 20”, sob o risco de aumento das desigualdades e acesso a oportunidades.

Nesta etapa do programa, 125 localidades contarão com o serviço até junho de 2014, uma população de 1,5 milhão de pessoas. Quinze delas receberão o serviço ainda em dezembro.

De acordo com o presidente nacional da Vivo, Antonio Carlos Valente, o Conexão Cidadã ofertará tecnologia 3G com serviço de voz para a região e vai incrementar a presença da empresa no estado. Presente em quase quatro mil municípios brasileiros, a Vivo oferece rede de terceira geração em 3,2 mil cidades. “Número maior do que a soma de todas as outras operadoras juntas, o que também está acontecendo no Nordeste, embora tenhamos sido os últimos a chegar”.

Em tempo
A amizade do governador de Pernambuco com o presidente da Vivo já é percebida há algum tempo. Olinda, na região metropolitana do Recife foi a primeira cidade do Nordeste a sediar uma segunda edição da feira de internet e tecnologia Campus Party, organizada pela Vivo.

Além disso, Recife também foi a primeira cidade nordestina a receber a rede de fibra ótica da Vivo, que inicialmente será utilizada para atender ao Porto Digital que o estado possui. A Prefeitura da Cidade do Recife inclusive gravou uma reportagem em que explica melhor o projeto:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários