21/04/2024

GM quer instalar câmeras de segurança em torres da Sercomtel

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, esteve na Câmara de Vereadores de Londrina na tarde desta terça-feira (19) para falar sobre a instalação de mais câmeras de segurança na cidade. Atualmente, o município conta com quase 250 equipamentos do tipo (176 fixas, 40 móveis e mais 30 do Cismel, o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania). 

O coronel contou que o município enfrenta dificuldades para instalar outras 40 câmeras – já adquiridas e guardadas há vários meses na sede da Guarda Municipal. “Precisamos de um projeto elétrico, que precisa ser feito por um engenheiro. O problema é que a Secretaria de Obras não tem esse profissional.

Vamos precisar abrir uma licitação para contratá-lo. Depois disso, teremos que realizar a abertura de outros dois processos, um visando comprar o material necessário para a instalação e outro com o objetivo de contratar a empresa que ficará responsável por implantar os equipamentos”, explicou sem estipular prazos. 

Enquanto analisa a possibilidade de abrir a primeira das três licitações, a secretaria estuda fazer a instalação de parte das câmeras em torres da Sercomtel. “Os próprios guardas municipais fizeram o levantamento e constataram ser possível a iniciativa”, garantiu. Os esquipamentos seriam implantados, principalmente, nos distritos rurais. 

O secretário falou, ainda, sobre a importância do sistema de circuito interno para os trabalhos da Guarda e das polícias em Londrina. “As imagens são utilizadas para reconhecer criminosos, localizar veículos roubados, monitorar crimes em andamento…”, listou. 

O coronel também lembrou de que muitas câmeras estão instaladas nas saídas da cidade. “Temos uma na PR-445 na saída para Curitiba. Outras duas na BR-369, uma a caminho de Cambé e outra no trajeto para Ibiporã. São imagens que podem ser utilizadas de forma integrada”, observou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários