23/04/2024

Possível venda de dona da TIM pode gerar impactos no Brasil

A possível venda de fatia dos principais acionistas da Telecom Italia, dona da TIM, terá forte impacto no mercado brasileiro. A América Móvil, dona da Claro, e a espanhola Telefónica, dona da Vivo, são os principais candidatos à compra, disseram analistas.

Para o analista da corretora CGD Securities Alex Pardellas, se Telefónica ou América Móvil assumirem o controle da Telecom Italia, os impactos da operação no Brasil deveriam ser amplamente analisados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Anatel.

Segundo Pardellas, para os consumidores, uma consolidação no setor de telecomunicações seria negativa por reduzir a concorrência. Já para as empresas isso poderia ter efeito contrário, já que o mercado brasileiro é considerado muito competitivo pelas companhias.

Na opinião do analista da corretora SLW Pedro Galdi, caso haja mudança de controle da Telecom Italia no exterior, os impactos no Brasil podem gerar “muita dor de cabeça para o Cade”.

Fontes próximas ao assunto afirmaram que os acionistas italianos da Telecom Italia pretendem vender suas participações na empresa.

A Telefónica, que detém a maior fatia da Telco, controladora da Telecom Italia, pode ter a opção de comprar a parte dos investidores italianos ou arriscar vê-las serem vendidas a concorrentes.

Analistas da corretora Bernstein afirmaram que a Vodafone, que acabou de fechar acordo histórico de US$ 130 bilhões com a Verizon, Telefónica, a japonesa Softbank, AT&T, e América Móvil eram potenciais compradores da Telecom Italia.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários