19/04/2024

CTBC lança portal para criação de aplicativos

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar e detentora da marca CTBC, lançou o Coreo Beta, um portal web de criação de aplicativos que permite a qualquer usuário, no Brasil e no mundo, criar aplicações via web com diversos tipos de interação de telefonia, celular ou fixa, por meio de chamadas telefônicas, SMS e MMS.

“Atualmente para se usar um aplicativo é preciso que algum desenvolvedor o crie ou que já o tenha criado, mas com o Coreo é possível que qualquer pessoa interaja com o site e crie o seu aplicativo. Um exemplo é converter um arquivo de texto em voz e enviá-lo como uma ligação. É uma plataforma colaborativa onde todos podem contribuir de alguma maneira”, afirma a coordenadora de novos produtos da Algar Telecom, Zaima Milazzo.

O Coreo possui uma interface web amigável e diversos serviços úteis. É uma ferramenta colaborativa, que possui fóruns, wiki e blog para auxiliar o usuário na execução e resolução do problema. De simples cadastramento, é possível degustar o serviço por até 15 dias. 

Caso precise enviar SMS ou fazer ligações pela plataforma web Coreo, o usuário pode adquirir gratuitamente um número telefônico virtual e inserir créditos para uso. Além disto, está prevista a implantação de uma política de reconhecimento e recompensa aos desenvolvedores de aplicativos e componentes, bem como para aqueles aplicativos que tiverem maior uso.

“A principal inovação é unir telecom e internet em um único ambiente; além do Coreo ser aberto e colaborativo. Tecnicamente é uma plataforma que roda em um ambiente distribuído e de alta disponibilidade. É baseado em uma tecnologia que possibilita a execução simultânea de milhares de aplicativos”, complementa Zaima.

Como é uma plataforma que expõe serviços de telecom por meio de um portal web; isso só é possível graças a integração com o SDP (Service Delivery Platform) de Telecom. A operadora de Telecom disponibiliza, então, números e serviços de tarifas para SMS, MMS e ligações; e, via Coreo, é possível criar a lógica de utilização dessas funcionalidades. Atualmente, o Coreo já está integrado com a Algar Telecom, mas é possível integrá-lo com o SDP de qualquer operadora.

Uma das principais características do Coreo é que ele possui um módulo de controle, responsável por armazenar a capacidade do SDP. Através desse módulo é possível controlar, por exemplo, a quantidade de envio simultâneo de SMS, garantindo ao usuário maior controle sobre seus gastos e o sucesso de suas execuções. Além disso, o Coreo possui um módulo de segurança que garante privacidade dos dados transmitidos e recebidos. 

Este módulo, chamado Identity Server, foi desenvolvido internamente pela equipe de P&D e, através dele, é possível controlar a Autenticação, Autorização e Acesso às aplicações desenvolvidas pelos usuários. Todo o processo foi desenvolvido por uma equipe interna da Algar Telecom que tem como um dos principais pilares a Inovação.

O Coreo ainda pode auxiliar o usuário nas suas mais diversas funções, pois conta com componentes simples e úteis, tais como:

• Geo localização;
• Tradutor de texto;
• Conversor de texto em voz;
• Leitor de RSS;
• Envio de e-mail;
• Webscraper;
• WebService, que permite integração com qualquer sistema que se deseje;
• Banco de dados, pra armazenar dados úteis e acessá-los da forma que lhe convier: web, SMS, ligação de voz;
• Além dos básicos de Telecom: SMS, MMS e Ligações;
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários