25/03/2024

Satisfação do consumidor com telefonia fixa despenca

A Satisfação do consumidor com os serviços de telefonia fixa despencou no mês de junho. A queda foi de 16 pontos percentuais: de 44,4% em maio para 28,2% em junho, segundo dados do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC).

A expressiva queda na satisfação com a telefonia fixa aconteceu por causa da falha em um satélite que deixou canais de todas as operadoras de telecomunicações fora do ar. Posts de internautas somente sobre esse assunto representaram 44% de todos os comentários negativos nas redes sociais de uma das empresas pesquisadas. Os dados também apontam uma piora no serviço de outra companhia do setor após sua aquisição e mudança de nome.

Segundo o INSC, o setor de telefonia celular também registrou queda de 1,8 ponto percentual na avaliação dos consumidores. Passou de 28,2% em maio para 26,4% em junho.

As empresas pesquisadas na telefonia fixa são: Embratel (Claro), Telefônica (Vivo), Brasil Telecom e Telemar (Oi); na telefonia celular, Vivo, TIM, Claro e Oi.

A diminuição na satisfação nos dois setores abaixou o índice nacional, que avalia 96 empresas de 24 setores da economia. O INSC nacional do mês de junho foi de 50,2%, com queda de mais de três pontos percentuais. Essa também é a menor avaliação desde a criação do estudo, em abril de 2011.
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