sexta-feira, 5 de julho de 2013

RJ é o estado melhor coberto com 3G. SP é o 6º. Confira a lista

O que você achou? 
São Paulo é o Estado mais poderoso do Brasil, responsável por 31% da atividade econômica. Mas a mesma importância não se reflete quando o assunto é 3G: a região fica apenas em sexto lugar no ranking de cobertura proporcional, muito atrás do líder Rio de Janeiro. 

Levantamento feito pela Anatel aponta que os paulistas contam com 62,7% dos municípios cobertos pela terceira geração da internet móvel. Já os cariocas, dispõem de 92,5%.

O Espírito Santo ocupa o segundo o lugar da lista, (69,3%), seguido do Rio Grande do Sul (68%), Sergipe (66,7%) e Pará (63%). Na outra ponta da tabela, Tocantins e Piauí representam os locais menos cobertos pela tecnologia. Somente 10,8% de seus municípios têm acesso ao 3G, acompanhados de perto por Rio Grande do Norte (20,4%), Paraíba (26,1%) e Maranhão (29,5%).

O 3G foi lançado há cinco anos e atualmente está presente em 2.827 municípios do país, pouco mais da metade dos 5.570, segundo a Anatel. Quando assinaram os contratos para operar o serviço, em 2008, as operadoras se comprometeram a levá-lo a todas as cidades com até 100 mil habitantes em cinco anos, prazo já expirado. A julgar pelas informações fornecidas pela Anatel, o cronograma vem sendo cumprido, já que a maioria dos locais sem acesso tem menos de 50 mil habitantes.

Confira abaixo o número de municípios brasileiros que ainda não possuem acesso ao 3G:

Nenhum comentário:

Postar um comentário