29/03/2024

Já pensou em ir ao banheiro e voltar com o celular carregado?

Nada de nojo! No futuro, você pode pensar duas vezes antes de liberar sua urina através de um dreno comum e optar por utilizá-la como uma fonte importante de energia. É que cientistas britânicos descobriram que o xixi é uma nova alternativa para recarregar smartphones. Saiba que eles já conseguiram produzir energia elétrica suficiente para enviar mensagens de texto, usar a internet e fazer uma rápida ligação telefônica.

A “mágica” acontece quando a urina é misturada com a água, em uma espécie similar de estrutura, como uma célula de combustível normal: carga positiva (água) e negativa (células microbianas presentes na urina). Então, os pesquisadores das Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, e do Laboratório de Robótica de Bristol elaboraram um sistema que transfere a energia coletada para um capacitor, que armazena a carga elétrica e alimenta o celular.

Apesar de a produção de energia ser de baixo nível, o conceito funciona e tem espaço para crescer. Loannis Leropoulos, um dos responsáveis pela pesquisa, afirmou que este é um passo para a criação de um vaso sanitário inteligente. “Eles [os vasos] poderiam acumular urina suficiente para produzir eletricidade para chuveiros, iluminação e carregar celulares, por exemplo”, afirmou o cientista ao portal Mirror.

Segundo os estudiosos, a eletricidade é um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios “Quanto mais eles comem, mais energia geram, e por longos períodos de tempo… Este é um produto que podemos ter certeza que terá uma fonte inesgotável”, destacou o cientista.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários