20/04/2024

Oi anuncia saída dos principais diretores

Pouco mais de duas semanas depois de assumir a presidência da operadora Oi, o moçambicano Zeinal Bava anunciou uma forte mudança na direção da empresa, com o afastamento de dois de seus principais executivos e a extinção da diretoria operacional.

E para dar continuidade a “dança das cadeiras” dentro da Oi. Em comunicado interno, Bava anuncia o início do processo de escolha do novo diretor financeiro, que substituirá Alex Zornig, e revela que as áreas atualmente vinculadas à diretoria operacional, que tinha à frente James Meaney, passarão a se reportar diretamente à presidência. Muda assim, o modelo da companhia.

“O objetivo é criar uma estrutura mais operacional, para promover a transversalidade na gestão, intensificar o trabalho em equipe e aumentar a rapidez na tomada de decisão neste momento, bem como reforçar o papel das regionais numa política de proximidade junto ao cliente”, diz Bava no comunicado em que elogia e agradece a atuação de Zornig e Meaney na Oi.

O moçambicano Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, comandava a Oi desde janeiro, quando Francisco Valim deixou a operadora, sendo substituído interinamente por José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha.

Meaney, ex-Contax, ingressou na Oi em 2011 e trabalhou intensamente na transição, no início deste ano, fazendo a ponte com a diretoria da PT. Aparentemente, o executivo já trabalhava com a possibilidade de sair ao final do processo.

“Com grande empenho, James atuou na transformação da Oi e contribuiu decisivamente para o processo de turnaround da companhia. Ressalto a forte liderança de James na implementação dos workstreams da Oi com a PT para assegurar a obtenção de sinergias operacionais entre as duas empresas”, disse Zeinal Bava no comunicado.

Zornig, na Oi desde 2008, liderou o processo de reestruturação da área financeira decorrente da compra da Brasil Telecom. “Alex atuou de forma representativa no trabalho de melhoria do perfil da dívida da companhia, com vistas ao alongamento dos prazos médios e ao atingimento de custo competitivo em condições de mercado voláteis”, afirmou Zeinal Bava.

Bayard De Paoli Gontijo, atual Diretor de Tesouraria e da área de Relações com Investidores, assume interinamente a posição de Diretor de Finanças e Relações com Investidores. Inicia-se agora um processo de contratação do novo CFO.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários