domingo, 19 de maio de 2013

Operadoras enfrentam problemas no acesso à internet pelo celular

O que você achou? 
Acessar à rede de dados no celular através da internet de alta velocidade ainda é o maior problema enfrentado pelas operadoras de telefonia móvel, conforme divulgado pela Anatel.

A informação é baseada na segunda avaliação trimestral, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013, do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não atingirem as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações", disse.

De acordo com a agência, neste trimestre, a taxa média de acessos à internet bem sucedidos no país foi de 95%, três pontos percentuais abaixo da meta estipulada pela Anatel às operadoras. De acordo com o levantamento, a Vivo foi a operadora que mais se distanciou da meta esperada, apresentando uma taxa de 90% e 95% de acessos bem-sucedidos, o restante das operadores obteve taxas superiores aos 95%.

Em 81 cidades do País com população acima de 300 mil habitantes, a Oi foi a operadora com maior índice de sucessos no acesso abaixo da meta. A operadora Vivo justificou que sua rede 3G cumpre em mais de 99% dos casos o indicador de qualidade de acesso determinado pela Anatel.

A Oi destacou ser a segunda operadora com menos reclamações sobre completamento e reparos realizadas pelos clientes junto a Anatel.

O sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço alegou em nota que as prestadoras de serviço móvel cunpriram as metas relacionadas ào acesso à rede de voz, qualidade de ligação telefônica e establidade da conexão. Em relação ao acesso à rede de dados, o sindicato reconhece que o desempenho das operadoras ficou "próximo da meta.