segunda-feira, 6 de maio de 2013

Anatel divulga resultados da pesquisa de satisfação dos usuários de TV

O que você achou? 

A Anatel divulgou, em São Paulo, os resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários de serviços de telecomunicações.

Os resultados relativos a telefonia fixa já haviam sido apresentados no dia 19 de abril, em Brasília. Em 23 de abril, também foram divulgados os dados de telefonia móvel no Recife.

Foram avaliados os serviços de telefonia fixa (STFC), telefone de uso público (TUP), telefonia móvel (SMP) e os serviços de TV por assinatura em requisitos como atendimento, tarifas e preços e qualidade das ligações.

A pesquisa também avaliou a satisfação dos usuários dos serviços de banda larga prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, abordando aspectos como satisfação quanto aos preços de oferta, velocidade e estabilidade da conexão. Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos, aproximadamente, 200 mil usuários dos serviços de telecomunicação.

TV por assinatura via micro-ondas (MMDS)

Os usuários de TV por assinatura via micro-ondas (MMDS) estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 51% dos casos; 40,1% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 8,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 91,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 8,9% desaprovam o serviço avaliado.
Níveis de satisfação dos usuários de TV por assinatura via micro-ondas - MMDS (%)
Dos usuários de banda larga fornecida via micro-ondas, 45,4% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço; 31,1% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, enquanto 23,5% o consideram mediano ou regular. Desta forma, a banda larga prestada pelas empresas de TV por assinatura via micro-ondas foi considerada satisfatória por 68,9% dos usuários, enquanto 31,1% desaprovaram o serviço.
Níveis de satisfação dos usuários de banda larga prestada por empresas de TV por assinatura via MMDS (%)

TV por assinatura via cabo (TV a cabo)

Os usuários de TV a cabo estão satisfeitos em 35,8% dos casos; 55,4% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 8,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, a TV a cabo foi considerada satisfatória por 91,2% dos usuários, enquanto 8,8% desaprovam o serviço avaliado.

Níveis de satisfação dos usuários de TV a cabo (%)

Dos usuários de banda larga fixa prestada pelas empresas de TV a cabo, 53,5% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço; 21,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, enquanto 24,8% o consideram mediano ou regular. Desta forma, a banda larga fixa prestada por empresas de TV a cabo foi considerada satisfatória por 78,3% dos usuários, enquanto 21,7% desaprovaram o serviço.

Níveis de satisfação dos usuários de banda larga fixa prestada por empresas de TV a cabo (%)

TV por assinatura via satélite (DTH)

Na TV por assinatura via satélite, os resultados indicam que 77,3% dos usuários estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com os serviços prestados; 19,8% consideram o serviço mediano ou regular e 2,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 97,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 2,9% desaprovam o serviço avaliado.

Níveis de satisfação dos usuários de TV por assinatura via satélite - DTH (%)

Não há prestação de banda larga por meio da TV por assinatura via satélite.