28/03/2024

TIM debate impacto das antenas de celular na população

Uma audiência pública promovida pela operadora TIM e o órgão licenciador da instalação das antenas de Estação de Rádio Base (ERB) em Natal, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), aconteceu na cidade. 

O objetivo do evento, que é uma das prerrogativas para a emissão da licença na capital, foi esclarecer e debater junto à sociedade quais os possíveis impactos à saúde gerados pelas antenas de celular para quem reside ou trabalha no entorno onde elas estão instaladas.

“A Semurb é órgão competente para licenciar e fiscalizar a instalação das antenas. O trabalho num primeiro momento consiste na abertura de um processo administrativo para adequações ambientais e urbanísticas previstas na legislação. Após, fiscalizamos se as operadoras estão cumprindo as condicionantes previstas na licença”, explica o diretor do Departamento de Licenciamento de Obras e Serviços da Semurb, Rondinele Oliveira.

Ele conta ainda que, “o objetivo principal da audiência é mostrar o funcionamento e tirar as dúvidas da população em relação à instalação dessas antenas, já que o equipamento carrega um mito de emitir radiação nociva ao homem e o meio ambiente”.

No Rio Grande do Norte existem 103 municípios cobertos pela operadora, num parque com 239 antenas com tecnologia 2G e 135 com tecnologia 3G. Somente em Natal são 87 antenas 3G e 67 2G. Até o final do ano a operadora pretende ampliar o serviço em mais cidade potiguares. Serão 21 novo sites 2G distribuídos em oito cidades: Caicó, Caraúbas, Guamaré, Mossoró, Natal, Parnamirim, Patú e Santa Cruz. E mais sete sites 3G em mais em cinco municípios: Açu, Barúna, Ceará-Mirim, Santo Antônio e São Miguel.

“Existem alguns processos pendentes de licenciamento, independente do evento Copa do Mundo pra que nos possamos garantir que nossa capacidade instalada seja suficiente para atender quem já é cliente no Estado, ou seja, a demanda da população. Nossa intenção é melhorar cada vez mais a cobertura e qualidade do sinal”, comenta Brasilis.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários