28/03/2024

Orelhões do Rio de Janeiro estão fazendo ligações de graça

Os telefones públicos da operadora Oi no estado do Rio de Janeiro estão realizando ligações locais gratuitamente para telefones fixos desde que a Anatel puniu a empresa em agosto do ano passado. Como a informação foi divulgada apenas na época da sanção do órgão, muitos cidadãos do estado ainda não ficaram sabendo da “novidade”.

Para realizar uma chamada sem gastar nada, o usuário deve discar como se estivesse fazendo uma ligação a cobrar, acrescentando o código 9090 antes do número de destino. Em seguida, uma mensagem da operadora informa que a chamada será completada gratuitamente e que a oferta está disponível por tempo limitado. A pessoa que recebe o telefonema também não é cobrada.

O #Minha Operadora entrou em contato com a Oi para confirmar se a gratuidade ainda estava em vigor neste mês de abril. No dia 15, a companhia alegou que não poderia responder sobre o assunto, já que a medida foi uma imposição da agência fiscalizadora.

Procurada pelo nossa equipe por telefone, a Anatel informou que a gratuidade das ligações de telefones públicos da Oi continuam de forma plena apenas no estado do Maranhão e que “vem sendo paulatinamente revista nos demais estados”. Entretanto, alguns colaboradores do nosso portal fizeram testes em orelhões de várias regiões do Rio na noite desta quinta-feira (18) e conseguiu completar as chamadas sem a necessidade de inserir o cartão telefônico.

Tanto a Oi quanto a Anatel informaram, através de suas assessorias de imprensa, que o procedimento para realizar chamadas gratuitas nos orelhões era o mesmo utilizado para fazer uma ligação tarifada, sem a necessidade de inserir o cartão indutivo. Nossos colaboradores, porém, só conseguiram completar as ligações discando 9090 antes do número.

A punição da Anatel foi motivada pelo alto número de equipamentos que não funcionavam e pelo não cumprimento da meta de densidade (de quatro aparelhos por mil habitantes por município) determinada pela agência reguladora. Na época, segundo a Anatel, orelhões de 2.020 municípios estavam incluídos na medida.

Ainda de acordo com o órgão, no final do 1º trimestre de 2013, o estado do Maranhão era o único com taxa de disponibilidade abaixo de 90%, conforme dados apresentados pela Oi. Quanto à densidade, as informações, ainda do final do ano de 2012, apontam que todos os municípios já se encontram com o quantitativo de orelhões exigido pela regulamentação.

Os orelhões do seu estado também estão realizando ligações gratuitamente? Faça o teste discando (9090+número de destino) e informe pra gente no espaço destinado aos comentários.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários