segunda-feira, 22 de abril de 2013

GOL adota sistema de check-in pelo celular

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A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, que, desde seu surgimento inovou com a venda online de passagens, tem feito fortes investimentos em soluções para migrar o check-in do balcão para os canais de autoatendimento, envolvendo a coparticipação de seus clientes.

Para atingir esse objetivo, a companhia distribuiu o check-in em três canais de autoatendimento: os quiosques espalhados pelo saguão dos aeroportos, a internet e o celular. Após quatro meses de desenvolvimento e testes, a instituição do check-in pelo celular, por meio do SMS (Short Message Service), aconteceu em 2008 com a implantação do Check-In Mobile. A solução foi desenvolvida pela e-Deploy, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações móveis e hosting, que além do aplicativo, monitora e presta o suporte técnico à companhia.

“A solução da e-Deploy foi desenvolvida para que os clientes possam realizar o seu próprio atendimento de check-in e, caso não tenham bagagens a despachar, sigam diretamente ao portão de embarque”, destaca o diretor de TI da GOL, Paulo Palaia.

Todo o sistema foi desenhado e concebido para a plataforma móvel e contempla uma inteligência de reporte à companhia. Quando o cliente faz sua solicitação de check-in, por contingência, o sistema hospedado na e-Deploy dispara a confirmação aos computadores da companhia aérea e garante a reserva do passageiro. Com isso, caso falte bateria no celular ou qualquer outra ocorrência, o cliente pode seguir até o aeroporto e terá seu embarque garantido.

O desenvolvimento da aplicação foi feito por profissionais da GOL, desenvolvedores da e-Deploy e contou, no período de testes, com o apoio da operadora de telefonia celular Oi. Agora, o foco da companhia é iniciar uma fase de experimentação para que as passagens possam ser emitidas 100% via celular, com solicitação e confirmação.