24/04/2024

#Fato ou Mito – Números de emergência realmente funcionam?

A 4ª pergunta que escolhemos pra desvendar vem de um baiano arretado e é muito boa:

“Outro dia recebi um e-mail com algumas dicas sobre números de emergência para celular. Tinha uma parte que dizia que mesmo fora de área eu consigo ligar para os bombeiros por exemplo. Isso é sério mesmo?”
(Geon Borges de Itabuna – BA)

– Números de emergência realmente funcionam?

Leitor Geon, fomos investigar e descobrimos que o recurso de número de emergência é FATO. Ele existe e funciona. 

Geralmente quando seu telefone sai do alcance do sinal da antena, ele mostra a mensagem “somente emergência”. Naquele momento (ou mesmo com sinal), existe suporte para fazer uma ligação essencial: para os números de emergência 190 ou 112 (esse número é universal para celulares no mundo).

Aqui no Brasil, esses números redirecionam para o atendimento da Polícia Militar da sua região. E muitos celulares (como a maioria dos aparelhos vendidos pela Samsung) já saem pré-configurados de fábrica com esse número na memória. A operadora recebe a ligação e a encaminha para a central de atendimento da Polícia. O único critério é que o aparelho esteja com um chip, mesmo que sem créditos. 

Fomos confirmar a informação com uma atendente da Polícia, e ela disse que é bom que as pessoas saibam sobre este recurso, pois poucos conhecem ainda. O mais curioso é que alguns celulares conseguem discar para a emergência mesmo com o teclado bloqueado (desde que o número já esteja pré-configurado) e fora do alcance do sinal da sua operadora, porque ele busca o sinal de outra operadora mais próxima. Ah, mas isso só funciona se a tecnologia do seu aparelho for compatível com a tecnologia da rede disponível na região.

Mas atenção: só use o recurso em caso de emergência mesmo, ok. Afinal, é um serviço de utilidade pública!

Quer mandar sua dúvida também? Fique a vontade. Vá até o menu #Fato ou Mito e pergunte pra gente. Até o próximo domingo!

O #Fato ou Mito de hoje teve o apoio de Samsung e Polícia Militar do Estado de SP.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários