19/04/2024

Presidente da TIM no Brasil, Luca Luciani deve ser demitido

Luca Luciani é presidente da TIM Brasil desde 2009
O colunista da Veja Lauro Jardim noticiou, hoje, que a TIM já decidiu pela demissão de seu presidente no Brasil, o executivo italiano Luca Luciani. Segundo Jardim, a demissão pode ser anunciada ainda hoje ou, no máximo, nos próximos dias.

Luciani é investigado na Itália por uma suposta participação num esquema de falsificação de chips de telefones pré-pagos. A promotoria pública de Milão acusa a empresa de telefonia de falsificar chips para aumentar artificialmente sua participação de mercado na Europa. Luciani já vivia no Brasil quando as supostas falsificações ocorreram. Mesmo assim, seu nome é citado pelos promotores italianos, que acusam Luciani de prestar falso testemunho à Justiça italiana e de crime de obstrução de autoridades regulatórias.

De acordo com Jardim, o Conselho de Administração da companhia na Itália decidiu hoje demitir Luciani. Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da TIM na Itália, será nomeado presidente da divisão brasileira, diz Lauro.

Procurada, a assessoria da TIM não confirma a saída de Luciani da presidência da operadora e diz que o executivo atua normalmente no país, uma vez que não recebeu nenhuma notificação da unidade italiana.

O executivo preside a TIM Brasil desde janeiro de 2009 e foi responsável pelo crescimento da operadora no país nos últimos três anos. Além da TIM, Luciani trabalhou para a Procter & Gamble e para o Grupo Enel, na Itália. De acordo com Lauro Jardim, da Veja, o substituto de Luciani no Brasil será Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da Telecom Italia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários