28/03/2024

Aeroportos brasileiros iniciam oferta de Wi-Fi grátis

Aeroportos: Rede sem fio funcionará apenas na área de embarque






Nove aeroportos brasileiros iniciaram nesta semana a oferta de internet Wi-Fi gratuita e ilimitada aos passageiros. Na última quarta-feira o acesso à internet sem fio foi liberado aos passageiros nas áreas de embarque dos aeroportos de Recife, Fortaleza, Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Cumbica e Pampulha. Já na sexta-feira, os aeroportos de Brasília e Porto Alegre também passaram a oferecer a conexão. 

O serviço é de responsabilidade da Infraero, por meio de um acordo assinado com três operadoras (Net, TIM e Linktel) que fornecem o acesso Wi-Fi gratuitamente, em troca de publicidade nos aeroportos. 

Neste primeiro momento somente o serviço da TIM está disponível, as outras duas empresas ainda não possuem uma data definida para instalarem suas redes. Devido a essa limitação, a Infraero afirmou que essa primeira fase experimental irá durar sete dias. 

Em Cumbica, por exemplo, a rede poderá ser acessada por até 500 passageiros simultaneamente e em Congonhas a capacidade será para até 600 passageiros. Ambas as limitações seriam inferiores à demanda desses aeroportos, que costumam receber mais de mil passageiros por hora. 

Até o fim de abril, outros aeroportos também passarão a oferecer o serviço, como Manaus, Curitiba, Salvador, Natal, Viracopos e Confins. 

Como irá funcionar – A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro – somente na área de embarque, depois do raio X. Para utilizar o serviço, ao abrir o navegador o passageiro verá uma tela da Infraero e deverá preencher um cadastro. Para validar o acesso terá de inserir o número do cartão de embarque. 

No entanto, a internet gratuita só poderá ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão. Cada acesso único terá validade de seis horas.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários