28/03/2024

Edital de 2,5 GHz deve ir a consulta ainda em janeiro

A consulta do edital de 2,5 GHz deve sair em janeiro. “Segundo o Zerbone (Rodrigo Zerbone, relator da matéria) me disse, isso deve ser votado já na primeira reunião do dia 19″, disse a esse noticiário João Rezende, presidente da Anatel. E ele chama a atenção para um aspecto importante do cenário competitivo. ” Acho que uma das grandes disputas na faixa de 2,5 GHz será justamente pela faixa central de 35 MHz nas cidades onde não tem MMDS”, diz ele, inspirado pelos movimentos recentes da Sky, que comprou a empresa de MMDS Acom e anunciou no final do ano passado a oferta de banda larga por uma rede TD-LTE em Brasília.

Devoluções
Soma-se a essa leitura de João Rezende um outro aspecto importante: o edital deverá manter o limite (cap) de no máximo 60MHz por grupo na faixa de 2,5 GHz. Isso deve forçar, segundo analistas de mercado, a um movimento de devolução de espectro por parte de quem já tem licenças de MMDS. Isso atinge a Telefônica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, e também a Claro, já que a Net Serviços (do mesmo grupo) tem MMDS em Porto Alegre, Curitiba e Recife. Se estas empresas abrirem mão dos 50 MHz na faixa do MMDS (que só podem ser utilizados para tecnologias TDD) para poderem disputar a faixa ampla de 4G com os 40 MHz que estão sendo oferecidos, a Anatel deverá licitar 35 MHz a mais nessas cidades, o que pode abrir espaço para a Sky ou outra operadora ampliar sua cobertura nessas localidades utilizando a faixa de TDD.
Para Rezende, no leilão de 2,5 GHz a expectativa é que haja competição, mesmo com o leilão da faixa de 450 MHz, que “é realmente uma faixa cara”, segundo Rezende, acontecendo paralelamente. “Vamos fazer o leilão de maneira separada, ofertando o 450 MHz antes e depois juntamos no edital de 2,5 GHz, se não houver interessado”. Mas Rezende acha pouco provável que as empresas tentem furar o leilão, não participando da disputa. “Não vejo risco de alguém boicotar o leilão, porque se um entrar na disputa, leva, e tenho certeza que tem gente que vai disputar”, diz o presidente da Anatel.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários